Estudo Diagnóstico para Aferição do Desenvolvimento das Aprendizagens
A situação excecional vivida nos três últimos meses do ano escolar de 2019/2020, causada pela pandemia de Covid-19, e a suspensão das atividades presenciais no dia 16 de março, teve como consequência, durante o período em causa, a implementação de, entre outras, soluções de recurso de ensino a distância. As abordagens encontradas pelas várias escolas a nível nacional foram as possíveis na altura, de acordo com os recursos e estruturas de cada estabelecimento escolar, causando certamente algumas disparidades e desigualdades entre as várias escolas e entre os diferentes alunos, não só pelas condições disponibilizadas pelas escolas, mas também pelo contexto familiar de cada aluno.
Para que se possa ajudar a perceber melhor o contexto atrás descrito e o estado das aprendizagens dos alunos, será efetuado, no âmbito da Resolução de Conselho de Ministros Nº 53-D/2020, de 20 de julho, um estudo diagnóstico, com a aplicação de tarefas e um questionário a alunos dos 3º, 6º e 9º anos de escolaridade, com o objetivo de recolher informação relevante para o sistema educativo e para as escolas, de forma a poder identificar as áreas de intervenção prioritária e apoiar a implementação das medidas educativas adequadas à melhoria das aprendizagens dos alunos.
Tendo em consideração que a Escola Básica e Secundária foi escolhida para fazer parte da amostra de escolas do estudo em apreço, nos dias 19 e 20 de janeiro, os alunos do 3º ano de Guadalupe e Santa Cruz, assim como os alunos do 6º ano, realizarão as referidas provas online.
Deixe uma resposta