Embaixador REDA e TOPA

REDA (RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS ABERTOS) – No âmbito das várias medidas de promoção do sucesso escolar, considera-se prioritário o desenvolvimento profissional dos docentes, o qual constitui o Eixo II do Plano Integrado ProSucesso – Açores pela Educação, e a disponibilização de recursos educativos de qualidade, os quais, pela sua natureza e guiões de apoio, são indutores de mudança de práticas. Foi, com este objetivo que foi elaborada, ao longo do ano letivo de 2015/16, por uma equipa de 6 docentes, uma plataforma de recursos digitais abertos, lançada oficialmente no dia 28 de setembro de 2016.

Presentemente a plataforma reúne cerca de 1000 recursos digitais em vários suportes, de diversas áreas disciplinares, aprovados cientificamente e linguisticamente. Podem ser usados em contexto de sala de aula ou pelos próprios alunos.

T.O.P.A. (Traz O Teu Próprio Aparelho) – Num tempo em que o digital deixou de ser futuro para ser parte do nosso presente, as nossas escolas ainda designam como “salas de aula do futuro”, as que se diferenciam pelo uso da tecnologia e da integração de dispositivos móveis dentro da sala de aula. Esta conceção é demonstrativa do atraso em que a vasta maioria das nossas escolas se encontra relativamente às tecnologias e à sua aplicação na educação. Assim sendo, este projeto, assente no eixo I do ProSucesso (melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos), visa o uso das tecnologias e da integração de dispositivos móveis dentro da sala de aula, baseado no princípio do BOYD (Bring Your Own Device).