Prosucesso

Plano de ação estratégica 2020-2021- EBS Graciosa - Clique para consultar o documento

Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso

O Governo Regional determinou implementar o Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, Açores pela Educação, doravante designado por ProSucesso, que elege como principal objetivo a redução da taxa de abandono precoce da educação e da formação e o aumento do sucesso escolar em todos os níveis e ciclos de ensino, em sintonia com a Estratégia Europeia para a Educação e Formação, Europa 2020.

O ProSucesso constitui-se como um instrumento de planeamento e de suporte às medidas e projetos a desenvolver pela Direção Regional da Educação e Unidades Orgânicas do Sistema Educativo Regional, no âmbito da promoção do sucesso escolar.

Especialmente destinado aos alunos que frequentam a educação básica, mas não esquecendo o ensino secundário, o ProSucesso concretiza-se, sem prejuízo de outras ações que possam vir a ser implementadas, através de um conjunto de medidas e projetos transversais e específicos distribuídos por três eixos de ação – foco na qualidade das aprendizagens dos alunos, promoção do desenvolvimento profissional dos docentes e mobilização da comunidade educativa e parceiros sociais.

O ProSucesso conta com a participação de diferentes departamentos governamentais, bem como de outras entidades e grupos de trabalho que, no âmbito da sua área de intervenção, se comprometem a colaborar com as ações constantes do documento e que conduzam à plena integração do aluno na escola, ao seu desenvolvimento harmonioso e à qualidade das aprendizagens, sem prejuízo de outras ações que, com este desiderato, venham a ser consideradas relevantes.

FAQ ProSucesso

1. O que é o ProSucesso?

Significa Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, Açores pela Educação. O ProSucesso constitui-se como um instrumento de planeamento e de suporte às medidas e projetos a desenvolver pela Direção Regional da Educação e pelas escolas.

 

2. Para que serve o ProSucesso?

Para melhorar significativamente a qualidade das aprendizagens e reduzir as taxas de insucesso e abandono escolar precoce.

 

3. Como se faz o ProSucesso?

O ProSucesso definiu três eixos de ação, transversais e intercomunicantes:

Para cada eixo de intervenção, são apresentadas medidas, umas de carácter transversal, ou seja, para aplicação em todas as unidades orgânicas/escolas e outras que serão colocadas à disposição das escolas que as entendam implementar. Cada unidade orgânica/escola poderá, ainda, aplicar outras medidas específicas que, não estando neste Plano, considere mais eficazes e adequadas às suas necessidades.

 

4. Quais são os três eixos de atuação do ProSucesso?

EIXO 1: Foco na qualidade das aprendizagens dos alunos;

EIXO 2: Promoção do desenvolvimento profissional dos docentes;

EIXO 3: Mobilização da comunidade educativa e parceiros sociais.

 

5. A escola pode aplicar outros projetos para além dos propostos pela tutela e pela própria escola?

Sim. O Plano acolherá, ainda, projetos – piloto propostos por instituições do ensino superior, em articulação com as escolas, bem como intervenção concertadas com outras organizações governamentais e não governamentais.

 

6. Quais são os Projetos do ProSucesso?

Prof DA – Professores qualificados na solução de dificuldades de aprendizagem;

Diversificação da oferta formativa e carácter profissional e profissionalizante;

Permeabilidade entre percursos de nível secundário;

Ler Açores;

PIC – Parceria de Intervenção Comunitária para o Sucesso Educativo;

Programa de prevenção e combate à violência em meio escolar;

Programa “Apoio Mais – Retenção Zero”;

Programa Fénix;

Programa Mediadores para o Sucesso Escolar;

Projetos de colaboração com os CDIJ;

Cursos de Formação Vocacional;

Projetos específicos da iniciativa das escolas.

 

7. A quem é dirigido o ProSucesso?

Os três eixos de intervenção, sendo dirigidos a todos os níveis de ensino, terão uma intervenção prioritária do pré-escolar ao 6.º ano de escolaridade.

 

8. Onde acontece o ProSucesso?

Em cada um de nós, dentro ou fora da escola. O desafio está em envolver e responsabilizar toda a sociedade açoriana para a causa, o sucesso educativo.

 

9. Onde posso acompanhar o ProSucesso?

Sítio ProSucesso

Instagram ProSucesso

10. Como posso ver o Projeto ProSucesso da minha escola?

Pode consultar a página eletrónica da sua escola ou solicitar a consulta na sua escola.

 

11. Como posso ajudar a implementar o ProSucesso?

Participe nas iniciativas;

Colabore com o que lhe for solicitado;

Dê sugestões de melhoria para a sua escola.

Documentação: