Projeto FREE

Divulgação do profeto FREE:

“O Projeto FREE – Fostering the Right to Education in Europe / Promovendo o Direito à Educação na Europa é uma iniciativa de investigação transnacional que envolve entidades de Portugal, Bélgica, Croácia, Espanha, Grécia, Itália e Letónia, sendo em Portugal da responsabilidade do Centro de Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. O estudo pretende diagnosticar questões relacionadas com o bem-estar e a saúde mental de estudantes dos 14 aos 19 anos de idade que frequentem o ensino básico ou secundário, com um enfoque particular nas temáticas da orientação sexual e da identidade de género, e consiste, nesta etapa, num inquérito por questionário, disponível numa plataforma online (cujo link é indicado em baixo). As respostas são estritamente confidenciais e anónimas, e o tempo estimado de resposta é de 20 a 30 minutos.
Em conformidade com o parecer das comissões de ética da Universidade de Ghent e da Universidade do Porto, e à semelhança de outras investigações levadas a cabo na mesma área temática com jovens, o consentimento informado por parte encarregados/as de educação para esta investigação pode ser dispensado. Efetivamente, estudos científicos prévios demonstraram que perante a possibilidade de revelação da sua identidade perante a família e restante comunidade, jovens que se identificam como lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer ou que estão em questionamento da sua orientação sexual ou identidade de género, podem incorrer no risco de vulnerabilidade acrescida, o que se por um lado é algo que se pretende evitar,
por outro torna inviável a recolha de dados importantes, designadamente de experiências de discriminação que raramente são denunciadas.
No contacto com escolas, temos sugerido que o estudo possa servir de pretexto para abordar alguns dos conteúdos do referencial da disciplina de Cidadania, tanto ao nível do 3º ciclo do ensino básico como ao nível do ensino secundário, pelo que a divulgação junto das pessoas responsáveis por essa área, assim como o envolvimento das direções de turma, e das pessoas responsáveis pelos gabinetes de apoio ao aluno, poderá revelar-se ideal.
A equipa de investigação encontra-se disponível para qualquer esclarecimento adicional que seja necessário, designadamente no que respeita a problemáticas de alguma forma relacionadas com este assunto que possam ter sido sinalizadas em contexto escolar.
Estamos disponíveis para estabelecer o contacto com a rede de conselheiros/as, se nos for disponibilizada a lista de contactos, assim como temos todo o interesse em que esta informação seja partilhada, em alternativa, diretamente através da CIG.
Partilhamos em seguida os links da página oficial da investigação, do inquérito online para participação no estudo e, ainda, as redes sociais do Projeto FREE:
Inquérito (participação no estudo): https://www.thefreeproject.net
Nota: para aceder à versão portuguesa é necessário entrar na imagem com a bandeira nacional
Página oficial The FREE Project: https://www.thefreeproject.net/research
Nas redes sociais:
Facebook: @thefreeprojectpt | Twitter: @freeprojectpt | Instagram: @thefreeprojectpt”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *