Round adicional Erasmus + e CES

Solidariedade com o povo Ucraniano, a promoção dos valores Europeus e o combate às fake news são os temas prioritários das candidaturas a apresentar

 

O próximo round de candidaturas aos programas Erasmus + e Corpo Europeu de Solidariedade (CES) decorre até ao dia 4 de maio e é dedicado, especialmente, a projetos relacionadas com a integração dos refugiados ucranianos, a promoção dos valores comuns europeus ou a luta contra a desinformação e as notícias falsas.

 

As candidaturas ao Erasmus + devem ser apresentadas, exclusivamente, à linha de ação KA154 – Atividades de Participação Juvenil. Tratam-se de projetos de promoção da participação cívica e política dos jovens, quer a nível local, regional, nacional ou europeu, a serem apresentados por uma ou mais do que uma organização ou grupo informal de jovens (constituído no mínimo por 4 jovens, entre os 13 e os 30 anos). As atividades a desenvolver podem assumir vários formatos, presenciais ou online, tais como workshops, seminários, formações, campanhas de consciencialização, debates entre jovens e decisores políticos, desde que proporcionem espaços de informação e participação ativa dos jovens, para que as suas vozes sejam ouvidas.

 

Já no programa CES, as candidaturas a apresentar, exclusivamente, à tipologia “projetos solidários” possibilitam que os jovens, de forma voluntária, ponham “mãos à obra” na sua comunidade local, contribuindo para a solução de um problema comum. No caso deste round adicional, os jovens e suas organizações são desafiados a “desenvolver atividades relacionadas com apoio e integração de refugiados ucranianos, incluindo seus filhos e menores que fugiram por conta própria, a promoção de valores comuns europeus, luta contra a desinformação e a falsificação de notícias, ou solidariedade e unidade”. O apoio à integração de refugiados pode ser dado, por exemplo, ao nível do ensino do português, campanhas de recolha de bens, promoção de ATLs para crianças e jovens. Outra forma de trabalhar a integração será pelo desporto, pela música e outras formas de arte. Poderão também ser desenvolvidas campanhas ou workshops sobre desinformação ou fake news. Nestes projetos, os jovens voluntários devem por as suas capacidades ou talentos ao serviço de uma causa comum, de forma solidária e com o apoio de um coach ou de uma organização.

 

Todas informações disponíveis sobre estas ações nos Guias dos Programas Eramus + e CES. Os formulários de candidatura também estão disponíveis em Erasmus. CES. Informações completas sobre o round adicional e medidas adotadas pela Agência Nacional em solidariedade com o povo Ucraniano disponíveis aqui.

 

A Direção Regional de Juventude está disponível para prestar esclarecimentos e apoiar a preparação de candidaturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *